Escolher os fornecedores corretos para a uma empresa contribui significativamente para o resultado final do produto e, consequentemente, com a sua imagem dentro do mercado.
LEIA MAIS:
ERP na indústria
O meio ambiente e a indústria
Manutenção industrial: porque é tão importante?
Além da matéria-prima de qualidade, o relacionamento que a empresa constrói neste processo é de grande importância. Ao estabelecer uma boa relação de compra e venda, poderá acontecer uma melhor entrega do serviço oferecido.
A organização deve se manter muito bem atenta a esta escolha e procurar sempre preservar uma relação de confiança e parceria, pois os seus fornecedores também agem como influenciadores na forma em que os clientes enxergam sua marca.
Como escolher bons fornecedores
- Prazos e condições de entrega
É necessário escolher um fornecedor cujo prazo de entrega se encaixe no planejamento de sua empresa, porém não é somente isso que se deve avaliar.
É preciso ficar de olho nas condições comerciais e financeiras, verificar se existe uma quantidade mínima de pedido, condições especiais em caso de grande demanda, além dos prazos e condições de pagamento.
Outro ponto crucial é procurar conhecer todas as medidas e processos que são adotados para garantir que as promessas sejam atendidas. No caso de um fornecedor desorganizado, ele pode gerar prejuízo e fazer com que a empresa contratante perca seus prazos.
- Analise a estabilidade financeira do fornecedor
Um fornecedor que está passando por problemas financeiros possui maiores chances de não cumprir seus compromissos como deveria.
Por esse motivo, analisar a estabilidade financeira surge também como um critério muito importante para esta seleção.
Antes de assinar o contrato, é recomendado solicitar dados de balanços e os números da empresa. Isso confere uma certeza da capacidade de gestão e é o primeiro passo para a construção de uma relação transparente e de confiança.
- Histórico do fornecedor no mercado
Para estabelecer uma relação de parceria com seus fornecedores é preciso levantar o máximo de informações possíveis sobre eles.
Verificar a quanto tempo a empresa está no mercado, quantos anos de experiência ela possui, e com quais clientes já trabalhou, são ótimas fontes de informação.
Contudo, não se deve pensar que uma empresa jovem é menos qualificada, pelo contrário, ter muitos anos no mercado não é garantia de qualidade.
Exatamente por isso que verificar o tempo de mercado e analisar como a empresa é avaliada por outros clientes é importante, sendo possível fazer isso de forma inteiramente online. Busque feedbacks no site da empresa, nos perfis das redes sociais, ou até mesmo em páginas de reclamação.
- Capacidade de inovação
Como já foi mencionado, uma empresa jovem não é sinônimo de baixa qualidade, entretanto deve-se analisar se esta possui umja capacidade significativa de inovação e aprendizado.
Mesmo que a empresa contratante seja tradicional, seus fornecedores não precisam (e não podem) ficar estagnados no tempo. Pelo contrário, um bom fornecedor é aquele que consegue aliar anos de experiência e tradição a uma boa dose de inovação.
Portanto, é necessário observar como o fornecedor se mantém em dia com as tendências de mercado, como usa a tecnologia em seu dia a dia, e como incentiva a inovação dentro da sua empresa.
- Valores do frete
Se existe algo que influenciará no valor final de seus produtos é o frete cobrado por seus fornecedores.
Mas lembre-se que são vários os fatores que influenciam no custo do frete: se ele é terceirizado, ou feito pelo próprio fornecedor; se a mercadoria vem por via terrestre, aérea ou marítima, entre outros. Todos estes pontos devem ser levados em consideração.
Ademais, as diferenças de tributação e valores variam de um estado para outro, assim como o volume e o valor dos produtos transportados influenciam no preço final do frete.
A dica é usar todo o poder de negociação. Ao fechar contrato com um fornecedor, veja se ele não consegue oferecer um frete com melhor custo benefício para sua empresa.
- Capacidade de fornecimento
É preciso também analisar se o fornecedor está preparado para atender as suas demandas, seja em situações normais ou em períodos críticos, como os meses onde há maior movimentação no mercado.
- Forma de pagamento
O acordo quando as formas de pagamento é uma etapa importante da negociação, sendo interessante conseguir negociar e obter certa flexibilidade por parte do fornecedor.
A recomendação é: analise as condições de pagamento, parcelamento e se há descontos por pagamento a vista e afins.
Documentos necessários para homologação de fornecedores
As homologações dos fornecedores têm como grande vantagem, a garantia de segurança e qualidade dos produtos e serviços prestados.
De uma forma ampla, os documentos necessários para homologação podem variar bastante de um estado para o outro, por exemplo.
Porém, de qualquer forma, os documentos normalmente exigidos são:
- Dados cadastrais: Dados da empresa, dados dos sócios e afins.
- Licença de funcionamento: Documento essencial que garante que aquele estabelecimento pode exercer atividades econômicas previstas em seu contrato social de maneira segura.
- Certificações: Pode ser aplicado em alguns casos, por isso é necessário ter atenção. Alguns exemplos são: ISO 14 001, OHSAS 18 001, ISO 9001, SASSMAQ e afins.
- Especificação da atividade: Documentação específica do ramo de atuação do fornecedor.
Não é possível comentar.