Tudo sobre usinagem de peças especiais

Tudo sobre usinagem de peças especiais

A usinagem de peças especiais é um recurso muito importante na indústria e, para alguns setores, é ainda mais especial. Entre eles, podemos citar o automobilístico, de energia, bélico, do agronegócio, entre outros. Mas como isso funciona exatamente?

LEIA MAIS:
Tudo o que você precisa saber sobre a usinagem CNC 5 eixos
Qual o preço da hora máquina em usinagem?
4 dicas para otimizar sua entrega de ferramental

O grande diferencial na produção de peças com geometria diferenciada é que elas podem atender as exigências específicas de maquinário e ferramenta de cada cadeia do processo produtivo.

Assim, a usinagem de peças especiais é um grande fator de diferenciação e tem ganhado força conforme as empresas de usinagem se modernizam cada vez mais.

Usinagem de peças especiais: como são produzidas as peças sob medida

A usinagem de itens diferenciados nada mais é do que os processos que envolvem o desbaste mecânico de uma matéria-prima, que dará origem a uma peça com um novo formato.

Na prática, isso pode ser feito através de variados processos, como torneamento, fresamento, eletroerosão, entre tantas outras estratégias dentro da usinagem (leia mais sobre esse assunto aqui).

Independente do processo, é importante entender que cada deles é único.

Assim, quando uma empresa chega até uma prestadora de serviços de usinagem com a sua necessidade, são feitos um estudo e um projeto em cima dele. A partir disso, é determinada uma estratégia de como essa peça será usinada.

Para a execução, é imprescindível contar com maquinário de qualidade e uma equipe especializada. Afinal, é ela que irá se atentar aos detalhes de todo o desenho técnico feito durante o projeto. As especificações precisam todas ser atendidas e o acabamento também é um item importante que será observado nesse processo.

Vantagens da usinagem de peças especiais

Um dos grandes diferencias e vantagens das peças usinadas é a alta qualidade, durabilidade, resistência e acabamento dessas peças. E o melhor de tudo: a um baixo custo.

Quando pensamos no passado, a usinagem ainda dependia de muitos processos manuais. No entanto, com a cada vez mais frequente modernização, esses processos se tornam mais fáceis, precisos e com custo reduzido, mesmo para peças tão diferenciadas.

Facebook | Instagram

Avalie este post

Deixe uma resposta