Paquímetro: como realizar medições precisas

Paquímetro: como realizar medições precisas

O paquímetro é um instrumento de precisão utilizado para medições de distâncias internas e externas com a máxima precisão e menos erro. Esses equipamentos podem ser do tipo manual ou digital.

LEIA MAIS:
O que esperar da indústria em 2021
Diversidade no mundo industrial: o futuro é agora
Aplicativos que otimizam a produtividade na usinagem

Os paquímetros manuais são os tradicionais e amplamente utilizados, mesmo nos dias de hoje. O que diferencia o equipamento manual do digital é que os mais modernos exibem a leitura do calibre em seu LCD, instantaneamente e sem o uso de qualquer tipo de interpretação pelo usuário.

Peças e construção do paquímetro

Um paquímetro se caracteriza pelo seu formato em “L” com um braço móvel, possuindo quatro bicos, sendo os dois superiores para medir as distâncias internas e os dois inferiores para medir as distâncias internas dos objetos. O braço móvel é deslizado para ajustar o objeto no meio ou ao redor dos bicos.

Os dois bicos superiores são os bicos menores, utilizados em medições de distâncias internas entre dois lados paralelos de um objeto ou um diâmetro interno. Eles também são conhecidos como os bicos internos, considerando que os maxilares inferiores são os bicos mais longos e são usados ​​para medir diâmetros externos ou o comprimento total dos objetos e são conhecidos como bicos externos.

O paquímetro também possui uma ferramenta adicional chamada de sonda de profundidade, que nada mais é do que um bastão delgado como a estrutura usada para medir profundidades dentro de um objeto. A sonda de profundidade está presa ao braço móvel e se move junto com ele. O braço móvel também é conhecido como o braço deslizante e carrega a escala vernier, enquanto o braço fixo é o braço principal e carrega a escala principal.

Além disso, o paquímetro também possui um parafuso de bloqueio que atua segurando os braços em um lugar particular enquanto realiza medições.

Portando, essas são as partes principais de um paquímetro:

  • Bicos internos
  • Bicos externos
  • Braço principal
  • Braço deslizante
  • Sonda de medição de profundidade
  • Parafuso de bloqueio

Escalas

O paquímetro dispões de duas escalas: a principal e a secundária (também conhecida como a escala vernier).

A escala secundária é a chamada escala deslizante, pois move-se sobre a escala principal na medida em que o braço ajustável é movido. Todas as medidas métricas em polegadas são fornecidas em ambas as escalas.

Ademais, cada escala possui 10 divisões iguais e, sendo assim, tem uma contagem mínima de 0,1 mm cada. Ao tomar medidas, o braço móvel é ajustado de modo a encaixar os bicos ao redor ou no interior do objeto. As leituras de ambas as escalas, principais e vernier, são importantes para realizar a medição final.

Porém, vale notar que as leituras das duas escalas são tomadas de maneira diferente. A leitura da escala principal é tomada olhando onde a marca, que está apenas à esquerda de 0, coincide com a escala de vernier, enquanto que a leitura secundária é tomada olhando essa marca na escala de vernier que coincide ou está extremamente perto de uma marca na escala principal.

Fazer a leitura de um paquímetro é fácil e rápido de se aprender. Contudo, é uma atividade que necessita de concentração, uma vez que o objetivo é a medição precisa. Eles também possuem uma porca de bloqueio fornecida diretamente acima da escala principal. Isso ajuda a bloquear o braço móvel em um local particular para obter medidas mais precisas e, consequentemente, reduzir a taxa de erro.

Como as leituras são tomadas?

O paquímetro permite leituras com uma precisão de até 0,02 mm. O objeto cujo diâmetro externo deve ser medido é mantido entre os maxilares principais, enquanto o objeto cujo diâmetro interno deve ser medido é colocado na base fixa. A base fixa e a móvel apenas tocam suavemente a superfície do objeto. Isso é feito movendo a escala vernier.

A leitura da escala principal é tomada onde o trecho apenas à esquerda da escala vernier coincide com a marcação na escala principal. Considerando que a medida da escala vernier é tomada observando a divisão na escala vernier que se alinha exatamente com a da escala principal.

2 comentários em “Paquímetro: como realizar medições precisas”

  1. Pingback: Refrigeração na usinagem: utilizar ou não? - Vemax

  2. Pingback: A sociedade 5.0 e os avanços tecnológicos em prol da qualidade de vida - Vemax

Deixe uma resposta