O papel do operador de máquina CNC

O papel do operador de máquina CNC

Apesar das máquinas CNC precisarem de pouca intervenção humana durante o processo de usinagem, é indispensável que haja a colaboração de um profissional capacitado quando o assunto é o software de programação de computador para as máquinas CNC.

LEIA MAIS:
A transformação digital na indústria
Monitoramento da usinagem: qual a importância
A sociedade 5.0 e os avanços tecnológicos em prol da qualidade de vida

Resumidamente, o trabalho do operador é entender a programação, de modo que eles sejam capazes de atuar com precisão contando integralmente com os recursos do equipamento.

O funcionamento das máquinas-ferramentas

As máquinas-ferramentas são programadas por meio de uma estrutura básica e dispõem de um software particular, que possui uma determinada variação de acordo com o serviço executado.

Cada um dos eixos que a máquina CNC utiliza requer um perfeito entendimento das instruções do projeto. Por exemplo, caso o operador se esqueça de programar um dos eixos, o produto final não será como esperado.

A importância do operador

De um lado, o programador escreve o código para a máquina, e de outro cabe ao colaborador responsável baixar esse programa e executá-lo corretamente.

As máquinas-ferramentas industriais possuem diversas características em comum:

• Todas têm duas ou mais direções de movimento programáveis chamados de eixos;

• Um eixo de movimento pode ser linear (em linha reta) ou rotativo (ao longo de um caminho circular);

• Uma das primeiras especificações que implica complexidade de um equipamento deste porte é quantos eixos ele tem.

Os eixos de qualquer máquina CNC existem com o objetivo de proporcionar os movimentos necessários ao processo de fabricação. Vale citar também que os eixos são nomeados com letras: X, Y e Z.

O operador pode ter de configurar as peças no porta-ferramenta da própria máquina, ao colocar o material que é necessário para o trabalho, e, em seguida, iniciar o processo.

O operador também pode experimentar funcionalidades novas, aprendendo os diferentes sons que a máquina faz e, dessa forma, podendo detectar qualquer problema somente com sua audição. Esse tipo de trabalho, obviamente, é realizado por profissionais mais experientes.

Operadores de máquinas CNC devem seguir às precauções de segurança, assim como em qualquer ambiente industrial. Apesar desse tipo de máquina ser normalmente fechada, ainda existem perigos que devem ser respeitados seguindo as normas de segurança. Óculos de segurança, roupas próprias, e protetores auriculares são indispensáveis para uma boa qualidade de vida do profissional.

2 comentários em “O papel do operador de máquina CNC”

  1. Pingback: Fresadora CNC: Tudo sobre a máquina - Vemax

  2. Pingback: Torno CNC: O que é e como funciona - Vemax

Deixe uma resposta