Usinagem: o que considerar antes de contratar uma empresa?

O que considerar antes de contratar uma empresa de usinagem?

O ato de contratar uma empresa de usinagem é parte do processo de qualquer grande indústria. Afinal, seja em qual for o segmento, contar com peças e ferramentas manufaturadas pode ser a chave para ganhar mais eficiência e coesão na produção.

LEIA MAIS:
Dia Q – Dia Mundial da Qualidade
Gerenciando os tempos na produção industrial
A importância de escolher um bom fornecedor

Mas você sabe exatamente o que fazem essas empresas, que tipo de serviço oferecem e como elas se diferenciam uma da outra?

Quais são os tipos de usinagem que existem no mercado e os serviços oferecidos pelas empresas desse segmento? E quais os diferenciais que devem ser observados antes de contratar uma empresa para realizar a usinagem de peças?

O que faz uma empresa de usinagem?

Resumidamente, a usinagem compreende todos os processos feitos sobre diferentes materiais, com o objetivo de dar forma e torná-la uma peça manufaturada.

É óbvio que, com os avanços das tecnologias e das inovações no setor, cada vez mais uma empresa de usinagem conta com ferramentas diversas para tornar esse processo mais personalizado e preciso. Isso inclui máquinas que conseguem produzir peças com cortes especiais, por exemplo, sob medida e com acabamentos perfeitos, além de totalmente computadorizados e com tecnologia 3D.

Dessa forma, engrenagens, punções, matrizes, ferramentas em metal e moldes são exemplos de peças fabricadas através de processos de usinagem, cada qual com um resultado exato e de qualidade.

Quais as vantagens significativas em uma empresa de usinagem?

Antes de contratar um serviço de usinagem, é importante estar atento a alguns diferenciais que tornam uma empresa a melhor opção para a produção das suas peças e ferramentas.

  • Variedade de serviços

Existem diversos tipos de usinagem que uma empresa pode oferecer, como a eletroerosão, por exemplo, que é um método que vem sendo cada vez mais usado no mercado, pois consegue corroer materiais mais duros, que seriam mais difíceis de serem manuseados.

Os tratamentos térmicos também são outros processos que podem ser utilizados na produção de peças manufaturadas, bem como métodos de torneamento.

Sendo assim, ao contratar uma empresa para realizar esse serviço, considere as opções de métodos e processos que ela oferece. Isso garantirá mais recursos para chegar ao resultado desejado, preciso e de qualidade, de acordo com as suas demandas.

  • Maquinário

Contar com um maquinário variado e moderno é um dos maiores diferenciais de uma empresa de usinagem.

Retificas cilíndricas e planas, serras verticais e horizontais, tornos convencionais e tornos CNC, máquina de eletroerosão, entre outros. Esses são exemplos de máquinas que permitem uma variedade de usinagens para a produção de peças e ferramentas nos mais variados segmentos.

  • Controle de qualidade

O controle de qualidade é um item de extrema importância pra qualquer empresa de usinagem.

O laboratório da qualidade da VEMAX é equipado com instrumentos de medição adequadamente aferidos (conforme registro RBC) na precisão adequada à garantia da qualidade dos produtos que produzimos, de acordo com requisitos especificados pelo cliente.

Além disso, através de uma Sistema de Gestão da Qualidade eficiente e eficaz, a VEMAX é certificada em ISO9001 e AS9100 desde 2006. Em busca de uma excelência operacional, em 2017 a VEMAX passou por uma auto avaliação assistida da FNQ baseada nos fundamentos do MEG.

Em 2018, iniciamos uma jornada da excelência onde lançamos o PEEV (Programa de Excelência Operacional VEMAX). Esse programa é baseado nos fundamentos do MEG.

Faça o download do certificado de qualidade VEMAX clicando aqui.

2 comentários em “Usinagem: o que considerar antes de contratar uma empresa?”

  1. Pingback: Usinagem de acabamento - Vemax

  2. Pingback: Método Kaizen: o que é e como aplicá-lo - Vemax

Deixe uma resposta