A padronização dos processos industriais preza a segurança e pela otimização do trabalho, por meio de instruções, descrições de tarefas e treinamentos de capacitação que combatem desperdícios e prejuízos.
LEIA MAIS:
Custo Brasil e o seu impacto no país
Mitos da refrigeração nos processos de usinagem
Como será o chão de fábrica da Indústria 4.0
Optar pela implementação dessa padronização dos processos industriais é o primeiro passo rumo a melhorias contínuas, onde a empresa poderá angariar benefícios ao padronizar os seus procedimentos.
Essa técnica promove a aprendizagem do corpo de funcionários a partir de atividades que buscam a melhoria constante de processos, com o objetivo de evitar situações prejudiciais emergenciais que envolvem crises.
Benefícios da padronização dos processos industriais
Qualidade ao produto final
O mercado está sempre mais amplo e com clientes cada vez mais exigentes. Por esse motivo, a indústria deve prezar a otimização de sua produção, voltada à qualidade do que será entregue.
Nesses casos, a padronização dos processos industriais garante uma visão clara e amplificada de toda indústria, ajudando os gestores a identificarem o que precisa ser melhorado e aprimorado.
Mitigação de falhas
Por meio da padronização dos processos industriais, é possível garantir, entre outros elementos, o padrão de qualidade dos produtos ou serviços.
Isso porque ela promove um sistema bem definido e executado, sem surpresas ou falhas, de forma que os resultados estejam alinhados com as expectativas.
Informações mais organizadas
A confiabilidade dos processos industriais está diretamente relacionada a informações referentes à produção, demandas, estoque, colaboradores e ao financeiro.
Por isso, é fundamental que elas estejam devidamente organizadas.
Aumento da produtividade
Uma vez que a padronização dos processos industriais otimiza o sequenciamento e gerenciamento de atividades, pode-se promover o aumento da agilidade e da eficiência de cada etapa na linha de produção.
Uso correto de recursos e maquinário
A partir da padronização dos processos industriais, o uso de maquinário, como centro de usinagem horizontal, e de outros recursos igualmente essenciais para a linha de produção se torna mais otimizado no sentido de garantir maior controle e gerenciamento aos gestores, reduzindo panes e desperdícios.
Como implantar essa filosofia?
Para começar a implantar a padronização dos processos industriais, é preciso:
- planejamento, em que são feitas as análises de todos os processos para definir indicadores de desempenho;
- avaliação detalhada de todos os processos identificados anteriormente, para, assim, gerar uma avaliação do que deve ser melhorado;
- alinhar os processos com os objetivos de forma a simular cenários em que as melhorias necessárias estão inclusas, promovendo a otimização de desempenho;
- a implantação, de fato, dos processos padronizados no fluxo de trabalho. É possível utilizar algumas tecnologias e softwares para tal;
- o monitoramento de processos para saber se estão, de fato, atingindo os objetivos propostos. Os principais indicativos são: tempo, produtividade, custos e qualidade;
- ajustes e refinamentos do que foi implementado e precisa ser alterado para atender às necessidades dos projetos e dos clientes;
- maquinário de ponta, para garantir a qualidade dos produtos e mitigar panes e interrupções na linha de produção.