Agroindústria no Brasil

Agroindústria no Brasil

A agroindústria tem como foco principal transformar as matérias-primas originárias da pecuária, aquacultura, silvicultura e agricultura, prolongando a disponibilidade desses materiais aumentando seu prazo de validade.

Dentro da dinâmica de uma agroindústria, todo ambiente é equipado para realizar essa transformação e o preparo da matéria-prima agropecuária, agregando valor aos alimentos e mantendo suas características originais, aumentando assim sua vida útil sem danificar a qualidade desses alimentos.

LEIA MAIS:
Respirando e Operando
Nacionalização de Peças, Conjuntos e Produtos

As divisões da Agroindústria

A agroindústria é dividida em dois ramos: a categoria alimentar e a não alimentar.

Categoria alimentar: constitui-se de uma cadeia desde a obtenção da matéria prima, o manuseio, armazenamento, processamento, embalagem, comercialização e distribuição.

Ela é responsável pela transformação de produtos para o consumo de alimentos em geral.

Categoria não alimentar: é responsável pela transformação de produtos em subprodutos que servem de matérias-primas, utilizando seus recursos naturais, como couros, lãs, fibras, peles, etanol, entre outros.

Pode-se também afirmar que a agroindústria desenvolve duas atividades em um mesmo empreendimento econômico, com departamentos, divisões ou setores rural e industrial distintos, como por exemplo uma usina de cana-de-açúcar com lavoura canavieira, um frigorífico com a pecuária, etc.

O cenário brasileiro da Agroindústria

Dentro do cenário nacional, a agroindústria possui uma participação de cerca de 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB), em 2019 o valor bruto da produção (VBP) agropecuária alcançou R$ 651,5 bilhões, atuando no beneficiamento, transformação de produtos e processamento de matérias-primas oriundas da agropecuária. Tal atuação permite que o meio rural e a economia de mercado trabalhem com maior integração.

A qualidade dos produtos agroindustriais está intimamente ligada a pesquisa agropecuária desenvolvida no Brasil, que oferece inovações e soluções tecnológicas para a melhoria contínua dessas mercadorias.

Aproximadamente 1 em cada 5 brasileiros estão envolvidos em alguma atividade diretamente relacionada ao setor agro, fazendo dessa área uma esfera importante da economia brasileira.

O alto padrão de qualidade dos produtos desenvolvidos permite que o consumidor final tenha acesso a alimentos saudáveis, produzidos com a devida segurança e por meio de processos específicos e bem dinamizados.

Entre as vertentes existentes dentro da agroindústria, o campo familiar é um dos destaques, sendo este desenvolvido por pequenos produtores rurais e suas famílias. Isso impacta diretamente na economia nacional, uma vez que gera empregos de forma ampla e garante o sustento de inúmeras famílias.

A agroindústria familiar gera fixação campestre e melhora a qualidade de vida das mesmas a partir dos investimentos corretos em cultivos e criações que sejam rentáveis aos pequenos produtores.

Dessa forma, agregando valor ao produto fabricado pela família, o rendimento com a vida no campo é maximizado.

A tecnologia dentro da Agroindústria

Com a evolução das tecnologias e importância das agrotechs, o produtor do campo dispõe de inúmeras ferramentas que otimizam sua rotina de trabalho e garantem uma maximização da renda.

Podem ser citados como exemplos as novas formas de aprimoramento genético, os sistemas atualizados de pesagem de animais, as formas inovadoras de plantação e previsão climatológica, além dos equipamentos de beneficiamento dos produtos do campo cada vez qualificados e precisos.

Todas essas novas tecnologias impactam diretamente na agroindústria, disseminando as práticas pelo campo e fazendo com que elas se tornem mais acessíveis para os produtores, aumentando a qualidade de vida no campo e gerando mais impacto na produção das cidades. Ou seja, os produtores do setor obtêm mais qualidade e atingem seu consumidor final com mais acessibilidade.

A VEMAX no contexto da Agroindústria

Quando se fala de inovação, tecnologia ou novas frentes de atuação, o setor de agroindústria impacta em toda uma cadeia de base, onde nelas estão as empresas de manufatura – por exemplo. Neste contexto, a VEMAX entra com sua capacidade tecnológica para fornecer produtos usinados, cortados, soldados e montados, que suportam a inovação na indústria de máquinas e implementos agrícolas.

Com mais de 20 anos de experiência, a VEMAX é capaz de atender às demandas de projeto e produção de matéria-prima para as fábricas de todos os segmentos dentro da agroindústria.

Conheça mais sobre como a VEMAX pode ajudar no seu processo fabril, clique aqui para falar com nossos consultores.

2 comentários em “Agroindústria no Brasil”

  1. Pingback: Entendendo os gastos em uma indústria - Vemax

  2. Pingback: A história da usinagem: da antiguidade até os dias atuais - Vemax

Deixe uma resposta