Acreditação NADCAP VEMAX

Acreditação NADCAP VEMAX

A VEMAX é a 5ª empresa do Brasil, e a 1 ª de Botucatu, a ser acreditada na NADCAP Commodity Aero Structure Assembly, de acordo com a Lista de Fornecedores Qualificados (QML List, disponível no site eauditnet.com).

LEIA MAIS:
Como a Inteligência Artificial impactará o futuro das empresas
5 maneiras de economizar recursos na indústria
Erros comuns no setor de produção e como evitá-los

A acreditação NADCAP é uma avaliação de conformidade de processo, gerenciada pelo PRI (Performance Review Institute), que reúne especialistas técnicos do assunto para estabelecer requisitos de credenciamento e avaliação de fornecedores.

O Nadcap é o principal programa mundial cooperativo entre as principais OEMs do setor para as especificações de processos e produtos especiais de fabricação e ensaios como meio de mitigação de riscos e garantia da qualidade na cadeia de fornecimento.

“Somente as melhores empresas do ramo global de suprimentos aeroespaciais obtêm a certificação NADCAP. As auditorias deste programa são uma rigorosa avaliação técnica e de conformidade entre os requisitos do cliente e as normas da indústria, realizados por especialistas da área” – https://br.p-r-i.org/nadcap/accreditation/

blank

O processo de acreditação NADCAP VEMAX

O processo de acreditação começou em 2018 quando a Vemax decidiu implementar o processo de montagem de subconjuntos aeronáuticos.

A selagem é uma atividade que está dentro deste escopo, e é um processo especial.

Processos especiais são aqueles que não podem ser medidos ao fim do seu processo, mas devem ter controles rigorosos durante sua execução para garantir a conformidade e qualidade do produto.

Em virtude disso, a VEMAX criou procedimentos internos, investiu em novos recursos necessários, adequou a infraestrutura da área de preparação e montagem das peças, certificou e qualificou toda a equipe envolvida para implementar um processo robusto e confiável.

Durante este período, tivemos o suporte da Consultoria South América, que foi fundamental para nos auxiliar na interpretação e diagnósticos periódicos de atendimento aos requisitos normativos.

E apesar de todos os contratempos sofridos pela pandemia mundial no qual vivemos, o projeto foi concluído devido a determinação e dedicação da equipe e foi avaliado e homologado pela Embraer, certificado pela norma AS9100 e recentemente acreditado pelo programa NADCAP.

A principal diferença, como o próprio programa é descrito pelo órgão que o gerencia, é que a auditoria NADCAP é uma avaliação específica, feita por especialistas da área para avaliar os requisitos, execução e controles implementados para garantir a qualidade e conformidade dos produtos. Em resumo, ela exige mais do que conhecer os requisitos do processo, mas o domínio dele.

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta