Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the brizy-pro domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u888909192/domains/vemax.ind.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u888909192/domains/vemax.ind.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math-pro domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u888909192/domains/vemax.ind.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the neve domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u888909192/domains/vemax.ind.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Terceirização na indústria
Skip to content

Terceirização na indústria

Terceirização na indústria

Conforme uma empresa cresce, as demandas, responsabilidades e metas aumentam. E, muitas vezes, essas demandas são tão grandes que a equipe local não dá conta de atendê-las. Sendo assim, a terceirização surge como uma solução, pois ao invés de perder o controle com o acúmulo de funções, é possível fazer uma reestruturação.

LEIA MAIS:
A história da indústria aeronáutica brasileira
Marketing Industrial: a nova revolução do setor
Instrumentos de medição: história e evolução

Desta forma, a empresa fica mais comprometida com os resultados e dá atenção para as mais variadas necessidades. Porém, tudo deve ser feito com cautela, a começar pela seleção do serviço terceirizado.

Na terceirização, existem vantagens e desvantagens, contudo tudo dependerá de como a empresa irá se comporta diante deste modelo.

O que é a terceirização

Resumidamente, a terceirização é a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Dessa forma, a empresa atribui tarefas a um terceiro como uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar.

Isso economiza tempo e dinheiro, além de agir como uma facilitadora de rotina.

Atividades que complementam o negócio passam a ser responsabilidade de uma prestadora de serviços de confiança. Com isso, a empresa evita grandes preocupações e pode se dedicar ao foco principal do negócio.

Vantagens da terceirização

Foco no core business

Quando uma empresa terceiriza uma “atividade-meio”, ela passa a dar continuidade no que realmente gera resultados e lucros para a empresa.

Assim, a atividade principal, o chamado “core business” e as estratégias necessárias para buscar crescimento recebem toda sua atenção e cuidado.

Produtividade

O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é outra grande vantagem para esse tipo de negócio. pois, muitas vezes, ela também possibilita a melhora na qualidade do serviço oferecido.

Otimização

A terceirização permite a otimização de atividades que trazem resultados positivos para a empresa.

Não é necessário deixar ninguém sobrecarregado, uma vez que os processos e as atividades são distribuídos de maneira adequada e organizada, de acordo com as necessidades do mercado.

Economia

Com menos contratações de espaço físico da empresa, além da consequente menor manutenção desse espeço e de menos investimento em estrutura, a economia é uma vantagem clara da terceirização.

O custo da empresa passa a ser bem menor e, mesmo sem muito investimento, o crescimento permanece sendo contínuo.

Desvantagens da terceirização

Fiscalização

Para garantir que não haja uma perda considerável no que diz respeito a qualidade do trabalho, é necessário fiscalizar constantemente o que está sendo feito pela empresa contratada.

A terceirização de fato aumenta a produção, mas quem está mais preocupado com a qualidade do serviço final será sempre o gestor da operação principal.

Por isso, é preciso conhecer exatamente a empresa que ficará responsável pelos serviços e adquirir confiança nela.

Busca pelo parceiro ideal

Provavelmente a empresa investirá um pouco de tempo para encontrar os parceiros ideais. Afinal, não é porque se trata de uma terceirização que os colaboradores não devem ter comprometimento e se mostrarem eficientes.

Em algumas áreas, há muitos profissionais que terceirizam o mesmo serviço, portanto é recomendado fazer uma avaliação criteriosa para chegar a uma conclusão e escolha final.

Planejamento

A falta de planejamento pode prejudicar os resultados buscados por uma terceirização.

Caso as mudanças sejam repentinas na estrutura, isso acaba sendo uma desvantagem para os profissionais que já estão com a empresa há um tempo.

Dependência

A dependência de terceiros acaba aumentando e isso pode, ocasionalmente, gerar uma falta de controle pelo gestor.

É importante estar sempre em contato com a empresa terceirizada e com um plano de comunicação eficiente para não deixar escapar a identidade da empresa.

Mesmo com a terceirização, não se deve esquecer o perfil da empresa contratante e nem perder a autonomia do negócio. A terceirização deve ser um complemento.

5/5 - (3 votes)

Comments are closed.