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O papel das redes sociais para a indústria

O papel das redes sociais para a indústria

Imagine a seguinte situação: você, gestor, está cogitando fazer negócios com uma nova empresa fornecedora. Mas, ao fim de uma reunião com um representante dessa empresa, você ainda se vê com dúvidas sobre fechar ou não o negócio. Será mesmo essa a melhor e mais vantajosa opção? Conseguirá essa empresa cumprir os prazos acordados? O que dirão os outros clientes? Ao folhear com mais calma o material impresso deixado pelo representante, você logo se vê pesquisando informações sobre essa empresa na internet e, principalmente, checando as redes sociais à procura de comentários e avaliações deixados por clientes.

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Você não é o único a ter esse comportamento: certamente os seus clientes estão fazendo a mesmíssima coisa em relação à empresa pela qual você, gestor, é responsável.

É fácil se identificar com essa situação, afinal de contas o mundo digital tornou-se onipresente na forma como nos relacionamos com as empresas. Tomemos o exemplo do Instagram, uma plataforma de compartilhamentos de imagens que, atualmente, é a rede social que mais cresce no mundo.

São cerca de 1 bilhão de contas ativas nessa rede – e o Brasil tem grande participação nesse número, sendo o segundo país com mais usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em média, as pessoas gastam até 4 horas por mês no Instagram, e 85% dos usuários seguem algum perfil comercial. Por dia, são 1,5 bilhão de curtidas e mais de 60 milhões de fotos. Imagina o poder desse meio de comunicação de tudo isso para qualquer ramo de negócios?

Frisamos a informação “para qualquer ramo de negócios”. De fato, as redes sociais são ferramentas de marketing indispensáveis para as empresas em geral chegarem a seus públicos e mostrarem a sua marca de forma mais personalizada e atrativa. Para as indústrias, isso também é verdade, embora muitas organizações do setor ainda não tenham percebido esse potencial.

Fácil acesso e maior visibilidade

Ter uma presença nas redes sociais significa também ter mais chances de conversão.

Sim, a equação é simples: estar ativo nas redes sociais garante às indústrias que seus clientes encontrarão seus produtos com muito mais facilidade. Afinal, trata-se de uma vitrine que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, com um simples clique.

Essa visibilidade, sem dúvida, aumenta a possibilidade de gerar vendas.

A segmentação das redes sociais

Diferentemente do que acontece com um anúncio em uma revista ou de uma propaganda na TV ou na rádio – que divulgam produtos homogêneos para uma generalidade de pessoas, por meio das redes sociais e do marketing digital é possível produzir e veicular conteúdos de forma segmentada.

Isso permite às indústrias atingir o público-alvo que desejam de maneira mais direta, selecionando-o por critérios como região ou interesse.

Por exemplo, imagine uma indústria de laticínios que deseje expandir os seus negócios para cidades vizinhas da região onde está localizada. Ela pode pensar em veicular anúncios nas redes sociais especificamente voltados para supermercados ou comércios dessa região, atingindo de forma muito mais certeira o seu público-alvo. A possibilidade de anúncios pagos, com alcance segmentado, significa que o seu conteúdo será visualizado por clientes realmente interessados em seu produto.

Maior alcance

Antigamente, a forma de pagamento por uma determinada estratégia de marketing estava diretamente ligada ao seu alcance.  Atualmente, as redes sociais já oferecem formas de anúncio por clique, nos quais a empresa não paga pela quantidade de pessoas que viram, mas somente por aquelas que realmente clicaram no anúncio – e isso permite um aumento de alcance gigantesco.

Hoje, 70% da população brasileira acessa a internet. Então, esse é o único limite para o marketing digital – pois qualquer pessoa desse universo pode acessar virtualmente qualquer perfil nas redes sociais. Se antes a sua mídia estava limitada a um certo número de audiência, agora sua audiência pode aumentar até números nunca antes vistos.

Confiabilidade

Atualmente, cada vez mais as empresas estão se fazendo representar na Internet; então, como a regra é manter perfis ativos nas redes, a ausência disso pode até ser vista com desconfiança.

Por isso, um benefício pouco abordado quando se fala em manter uma forte presença online está relacionado à confiabilidade que essa presença imediatamente angaria perante o consumidor. Se uma determinada empresa mantém perfis ativos nas redes sociais, isso é visto pelo o cliente como um sinal de que está lidando com uma organização séria e credível. Fotos e textos sobre a empresa ajudarão a reforçar e a consolidar essa boa impressão.

Além disso, com esses canais à disposição, o cliente sabe que a comunicação com a empresa será mais fácil.

Portanto, para as indústrias, as redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar e de começar a construir uma relação de confiança com potenciais clientes.

Melhor comunicação

As redes sociais são uma plataforma de comunicação eficaz e direta. Elas permitem divulgar conteúdos e dados de forma muito mais rápida e, como vimos, com muito mais alcance. Além disso, podem ser o canal para tirar dúvidas e resolver problemas, substituindo as formas de Serviço de Atendimento ao Consumidor mais tradicionais.

Este tipo de interação ágil com o público-alvo apresenta um enorme potencial de estabelecer confiança e mostrar a seriedade da empresa.

Ótima relação custo-benefício

Podemos afirmar que o uso das redes sociais democratizou as estratégias de marketing.

Além de o alcance do marketing digital ser muito maior e operado de forma segmentada, o investimento envolvido é muito menor, se compararmos com o que cobram as mídias tradicionais – jornais, revistas, TV etc. Por outro lado, o retorno é bem maior, o que faz da relação custo-benefício algo muito mais atraente e vantajoso.

Ao todo, existem mais 3 bilhões de usuários conectados pela internet ao redor do mundo. Nesse público, estão gestores, donos de empresas, compradores e outros profissionais com poder decisório que podem muito bem vir a se tornar seus clientes – e é a presença nas redes sociais que faz com que o seu negócio chegue até eles.  Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube são alguns exemplos de plataformas nas quais vale a pena marcar presença.

Fonte: Olá Multicom

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