A eficácia de uma linha de produção e a forma de economizar recursos industriais, como água e energia, são objetivos que devem ser alcançados em qualquer indústria que queira prosperar.
LEIA MAIS:
Erros comuns no setor de produção e como evitá-los
Tendências da internet das coisas até 2023
Como a Indústria 4.0 está mudando a usinagem
Para isso, existem alguns meios, como tecnologia, capaz de promover uma transformação inteligente, automatizar e melhorar processos, evitar desperdícios e elevar a competitividade da empresa.
Porém, para usufruir de todos os benefícios que essas tecnologias oferecem, é preciso saber como manejá-las.
Traçar um planejamento de curto, médio e longo prazo é essencial para que os resultados sejam sempre positivos e alavanquem cada vez mais o negócio.
Analisar corretamente as demandas e negociar melhores prazos e valores com os fornecedores, além de reduzir custos de inventário e economizar recursos durante esse processo é fundamental para que todo o processo dentro da indústria se dê de forma assertiva.
Aliado a isso, ter como parceiro um planejamento de soluções de controle produtivo faz com que essa produção industrial seja mais efetiva e econômica em questões como processos e operações.
Para alcançar esse nível de economia e eficiência, existem algumas ações que podem ser implementadas.
Como economizar recursos na indústria
Análise de processos
Primeiramente, para economizar recursos, é preciso que a gestão industrial tenha anotado todos os processos que ocorrem na empresa diariamente.
Somente assim é possível identificar falhas e corrigi-las.
É preciso conhecer o nível de eficiências, as perdas e ganhos, os problemas na linha de produção.
Tudo isso pode ser realizado por meio de automações, como a solução de MÊS ((Manufacturing Execution System), que é uma tecnologia que dispõe de indicadores online, conectados aos equipamentos fabris, com interface completamente direcionada para a produção.
Além disso, identificar a forma de instalação das máquinas dentro do setor industrial é essencial para identificar se elas estão operando da forma mais econômica que se pode e se estão instaladas corretamente.
Dentro de todos esses planejamentos de revisão de processos para economizar recursos devem haver inspeções regulares e a construção ou ajustes de estruturas que prevejam a reutilização da água.
Quando o assunto é a água, por exemplo, uma das ideias é a construção de um sistema de reutilização, onde a água é reutilizada para a limpeza, além da geração de energia. Isso resultará em uma indústria com maior rentabilidade e sustentabilidade.
Planejamento de peças
Após feitas as revisões, o planejamento em si tem início, onde identifica-se os setores que funcionam de acordo com o desejado e aqueles que necessitam de melhorias quando a questão é economizar recursos.
Um exemplo prático e com investimento com custo-benefício atrativo é a aplicação dos recursos de mobilidade no chão de fábrica para reduzir as movimentações desnecessárias dos técnicos e operadores.
Esse processo é possível com o auxílio de aplicativos que reportam a quantidade de material produzido logo após a conclusão do processo ou outros que avaliem a necessidade de manutenção em máquinas.
Além disso, existe a possibilidade do uso de tecnologias que entraram em cena agora, como a prototipagem 3D e outras ferramentas de estudos digitais para que se desenvolvam as peças mais corretamente, evitando erros e custos com a produção de itens inconsistentes.
Manutenção
Equipamentos que estão parados ou em desuso por muito tempo são grandes vilões quando o assunto é economizar recursos dentro da indústria.
Dessa forma, a Indústria 4.0 tem uma grande vantagem, pois sua automatização auxilia na programação dessas manutenções e no acompanhamento da produtividade de cada equipamento.
Contudo, ainda existem empresas incapazes de implantar esse alto nível tecnológico. Nesses casos, é preciso ter atenção com relação à vida útil da máquina e se ela está sendo usada da forma certa.
Isso evitar problema na operacionais e custos extras para lidar com tais situações emergenciais.
Evitar acidentes de trabalho
O investimento em segurança de trabalho também pode agir como uma ótima forma de economizar recursos dentro da indústria.
Um bom gestor é aquele que sabe calcular de forma estratégica os investimentos com a segurança de seus funcionários.
Esses investimentos podem representar novos custos com a contratação de um profissional e a compra de equipamentos, por exemplo.
Por outro lado, ele representa a diminuição de gastos e desgastes com afastamentos, ações judiciais e com o reparo da imagem da empresa.
Retrofit de lâmpadas
Apesar de parecer uma atitude simples com poucos resultados, o retrofit de lâmpadas é uma medida que gera resultados imediatos e se torna um grande aliado ao economizar recursos.
A troca de lâmpadas incandescentes pelas de LED é um exemplo prático disso, uma vez que impacta positivamente nos custos com energia e também é responsável pela maior durabilidade, o que a longo prazo se torna vantagem para o setor financeiro da empresa.
Outra ação que pode gerar bons resultados é a instalação de sensores de detecção de presença, onde as luzes são automatizadas ao movimento, ou seja, elas só acendem quando tem pessoas no ambiente,
Além disso, aproveitar ao máximo a luz natural é uma dica que nunca perde a efetividade.