A importância da liderança para o sucesso de uma organização é inegável. As atitudes de um líder podem alavancar um negócio, ou prejudicar o mesmo caso não sejam implementadas ou deixadas de lado.
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O que é liderança?
A liderança é a aptidão para conduzir um grupo de pessoas, gerando uma equipe que produz bons resultados. Ser um líder significa saber motivar positivamente as mentalidades e ações do grupo para que este sinta vontade de colaborar positivamente no alcance dos objetivos da indústria.
Tipos de liderança
- Autocrática: O líder não consulta a opinião da equipe. Apenas estabelece sua decisão de forma autoritária.
- Democrática: Antes de tomar suas decisões, o líder consulta a opinião do grupo e debate as ideias dadas por todos. Além disso, ele orienta as atividades, oferecendo suporte aos colaboradores.
- Liberal: Existe liberdade e extrema confiança na equipe, por isso a atuação do líder é restrita, pois o mesmo concede decisões a determinados colaboradores.
A importância do tema
Debater sobre esse assunto é fundamental nas indústrias, pois o sucesso ou o fracasso das mesmas, bem como o alcance ou não das metas impostas, se devem em grande parte à condução da empresa.
É importante ressaltar que um bom líder leva as empresas, juntamente com os colaboradores, ao triunfo com atributos como humildade, disciplina, equilíbrio, gentileza e comprometimento.
Estabelecer e transmitir valores
A indústria precisa estabelecer o seu principal valor, o qual vai reger todas as atividades, decisões, bem como o relacionamento da equipe.
As atitudes do líder devem refletir as convicções da indústria, para que a equipe se inspire no exemplo e tome como seus os princípios da organização.
Um dos principais motivos de uma boa produtividade e dedicação à empresa por parte dos colaboradores é a identificação com as crenças da mesma. Todas as pessoas buscam estar em um ambiente que reflita os seus ideais de vida. Por isso, esse hábito de estabelecimento e transmissão dos valores da indústria é essencial para uma excelente gestão.
Saber escutar
O líder de sucesso precisa saber ouvir os seus colaboradores. Sem esse hábito, é impossível realizar uma boa gestão e alavancar a indústria em um cenário com a concorrência cada vez maior.
É necessário conseguir captar o que as pessoas desejam, quais são suas dificuldades e até mesmo quais são suas sugestões de melhoria para a indústria. Muitos não conseguem exercer essa função com êxito por não terem paciência de ouvir a equipe e com isso produzir melhorias no funcionamento da fábrica.
Essa capacidade de escutar seus colaboradores estabelece uma relação de proximidade e confiança, o que transmite uma imagem de uma pessoa acessível, que está disposta a buscar soluções conjuntas para o bom resultado da indústria.
Ter a capacidade de observar
Essa é uma capacidade que deve existir tanto internamente com o grupo quanto com uma visão do mercado e da concorrência. Em relação a esta última, é preciso estar sempre atento aos erros e acertos e traçar formas de absorver os pontos fortes, buscando uma evolução a partir dessa captação. Já na observação da equipe, Ram Charan, autor do livro “Líder criador de líderes”, deve-se ter em mente dois talentos importantes. São eles:
- Talento Social: Capacidade de selecionar as pessoas corretas e impulsionar o trabalho em equipe. Os líderes que possuem essa habilidade conseguem administrar da melhor forma a sua rede de contatos, recebendo o melhor de seus liderados por oferecer retornos dos resultados das atividades e disponibilizar-se para esclarecer qualquer dúvida ou dificuldade.
- Talento nos negócios: Habilidade de entender como a indústria lucra, isto é, o que ela oferece aos compradores e como ela está frente à concorrência. Os líderes esse talento executam o processamento das informações com rapidez e conseguem tomar decisões que produzem resultados evidentes e apreciáveis.
Capacitar-se
Um bom líder gosta de ler, investe em materiais que aumentam seu conhecimento tanto prático quanto teórico. Estar sempre por dentro dos assuntos que envolvem a área industrial, bem como gestão em geral durante toda a carreira é essencial para comandar a fábrica e garantir que a mesma esteja à frente da concorrência e oferecendo as melhores opções para seus clientes.
Além disso, para inspecionar as atividades dos colaboradores e corrigir as falhas é necessário estar a par de como realizar as tarefas da melhor forma, bem como as novidades que podem ser implementadas em cada departamento.
Fonte: Nomus