Ao imaginarmos um chão de fábrica ou uma indústria, logo somos tomados pela imagem de galpões ou prédios grandes, com extensas linhas de produções, funcionários em todo canto, caldeiras, chaminés e por ai vai.
LEIA MAIS:
Acreditação NADCAP VEMAX
Como a Inteligência Artificial impactará o futuro das empresas
5 maneiras de economizar recursos na indústria
Contudo, a grande verdade é que todo esse setor vem sofrendo uma evolução constante, se modernizando e caminhando a passos largos para aderir as tendências futuras da indústria 4.0.
Essa transformação acontece desde a revolução industrial, quando a área passou a experimentar uma evolução frequente com relação a automação de seus processos, utilizando cada vez mais tecnologias e reduzindo regularmente o seu espaço físico.
Tomando como base esse cenário, o conceito de chão de fábrica 4.0 é o grande responsável pela transformação do ambiente industrial.
Quais as tendências do chão de fábrica 4.0
É fato que a indústria 4.0 está elevando as fábricas para um patamar maior, com novas tendências sendo muito aguardadas.
O conceito baseia-se na tecnologia, permitindo mais eficiência, menos custos e acesso a informações de forma rápida e ampla.
A grande notícia é que o chão de fábrica de todos os tipos de indústria estão cada vez mais avançando. E suas tendências futuras são muito esperadas.
Instalações menores e mais tecnologia
Galpões e ambientes gigantes e pouco abastecidos de tecnologia vão ficar no passado.
O futuro são as instalações modernas e mais menores, que ficarão assim devido a modernização dos processos e automações, além do uso de tecnologias mais eficientes e que demandam menos espaço.
A comparação pode ser feita com o caso dos computadores.
Antigamente, em meados dos anos 90 e 2000, as máquinas eram maiores, com grandes CPU’s e muito menos eficientes do que os notebooks da atualidade.
O tempo trouxe equipamentos mais compactos, muito mais potentes e eficientes.
Com as máquinas industriais não será diferente. Mesmo possuindo um tamanho menor, sua eficiência será sempre maior.
Sendo assim, a tendência é que o chão de fábrica da indústria 4.0 seja totalmente automatizado digitalmente, fazendo uso de robôs, da transformação digital e da inteligência artificial.
Todos esses pontos permitirão que o tamanho dos equipamentos e a quantidade de operadores sejam reduzidos, impactando diretamente no tamanho das novas instalações.
Projetos flexíveis
Além desse espaço menor e mais produtivo, outras tendências para o futuro do chão de fábrica são as modernas plantas industriais que dedicarão menos espaço às linhas de produção e mais atenção a flexibilidade dos projetos.
Isso trará menores custos e a possibilidade de expansões ou adaptações das plantas para outros objetivos.
As indústrias tendem a adotar layouts mais flexíveis, almejando rápidas adaptações quando for preciso expandir a produção.
Sendo assim, cabe à indústria trabalhar com materiais com os quais seja possível fazer essa mudança, o mais rápido e com o mais baixo custo possível, seja de layout, maquinário ou tecnologia.
Humanização do ambiente
Outra forte tendência com relação aos modernos projetos da indústria 4.0 dizem respeito intimamente a humanização dos ambientes.
A primeira Revolução Industrial, que aconteceu no final do século 19, fez com que as pessoas trabalhassem, muitas vezes, em ambientes insalubres, dotados de pouca ventilação e iluminação, sem contar na poluição sonora ensurdecedora.
Para o chão de fábrica do futuro, a tendência é que isso será completamente extinto. Pelo contrário, os espaços serão totalmente adaptados a fim de garantir o conforto e a segurança dos operadores.
Seja por questões legais ou o incentivo a uma melhor e maior produtividade, o chão de fábrica 4.0 será mais humanizado e dedicado aos seus colaboradores.
Benefícios do chão de fábrica 4.0
As tendências para a indústria do futuro fazem com que os profissionais que atuarão em seu chão de fábrica sejam os grandes beneficiados, possuindo a disposição diversas ferramentas tecnológicas e equipamentos de alta performance.
Esse tipo de unidade de produção propicia que a produtividade industrial se multiplique muitas vezes, com o uso cada vez menor de recursos humanos e maior qualidade dos processos e procedimentos, exigindo, para isso, um time de trabalho cada vez mais profissionalizado.
Os benefícios do chão de fábrica 4.0 são muitos:
- Aumento da produtividade, permitindo a produção em maior quantidade e velocidade;
- Melhora a qualidade, principalmente pela menor interferência da atividade humana;
- Significativa redução de custos, principalmente pela possibilidade de produzir mais com menos matéria-prima;
- Maior previsibilidade;
- Permite a escalabilidade, ou seja, a infraestrutura tecnológica ganha margem para ser aprimorada a cada dia.
Para qualquer indústria, o ideal é começar desde já a fazer uma análise de desempenho em busca de tecnologias que ajudem a aumentar o nível de automação de seus processos.
Em pouco tempo, o chão de fábrica caminhará à passos largos rumo à Indústria 4.0.